13 de junho de 2011

Rio+20



Em 1992 houve uma conferência das nações unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento que ficou conhecida como rio 92. Quase duas décadas se passaram desde esse encontro q é considerado a mais importante conferência realizada no mundo até hoje. No entanto como ainda há muito o que fazer na agenda socioambiental mundial, o Brasil sediará em 2012 outra conferência da ONU em favor do desenvolvimento sustentável.
Dentre as expectativas da conferência está a adequação de documentos originados da época por acordos políticos:
  • Declaração do Rio de Janeiro
  • Agenda 21
  • Declaração de princípios sobre as florestas
  • Convenção Sobre Mudança do Clima
  • Convenção Sobre a Diversidade Biológica
Embora as propostas feitas no Rio 92 encontrem dificuldades para serem implantadas, esse evento serve de referência de projetos políticos em favor ao desenvolvimento sustentável. Como os tratatos e convenções são bons, mas faltam serem cumpridos, o Rio+20 promete fazer um balanço dessas lacunas.
Serão debatidos na conferência, a contribuição da "Economia Verde" para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, em foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável.
O decreto para a realização de tal comissão foi assinado pela presidente Dilma nesta terça feira (7). Em meio a crise vivida em seu governo e a polêmica do novo código florestal, deixa o povo brasileiro incerto sobre o destino das leis ambientais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário