29 de junho de 2011

Bioplásticos x Plástico Biodegradável

Facilmente associamos bioplásticos a uma alternativa mais "limpa" para a produção de polímeros, porém os plásticos feitos a partir de matérias primas orgânicas nem sempre são biodegradáveis e essa primeira adssociação pode estar equivocada. Os bioplásticos que não são biodegradáveis são iguais ao PET, com a única diferença que são produzidos a partir de matéria prima orgânica, ou seja, consomem menos ou não consomem petróleo.

Bioplástico: Essa definição é usada para todo material plástico que tenha matéria prima proveniente de resíduos orgânicos, como milho, cana, batata etc. O fato da matéria prima ser orgânica não garante que seu produto seja biodegradável ou compostável, esses polímeros podem ser considerados melhores que os provenientes do petróleo única e exclusivamente pelo fato de que utilizam matéria prima renovável em sua produção.
Bioplástico Biodegradável: Os plásticos que são feitos a partir de matérias primas orgânicas e também são biodegradáveis são aqueles que se decompõem com maior facilidade. Os processos de decomposição são variados e devem ser adequados à especifidade de cada material podendo este ser compostável, hidrossolúvel ou oxidegradável.

Independente da matéria que é feita a embalagem, nós devemos ficar atentos para seu descarte e não aceitar os bioplásticos como a melhor alternativa quando estes podem poluir tanto quanto o PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário