10 de maio de 2011

Uma breve passagem sobre o conceito de maiêutica

A maiêutica - método filosófico que significa "parto intelectual" da procura da verdade no interior do homem - fazia parte dos métodos utilizados por Sócrates (420a.C.) com o objetivo de atingir a verdade por meio de questionamentos.
Sócrates viveu na Grécia e é considerado o "Pai da Filosofia".Para ele a busca pelo conhecimento verdadeiro passava pelas questões humanas, pela reflexão sobre o Homem. Assim, o método socrático via o filósofo como sendo uma parteira: seu objetivo era dar luz à ideias.
Em sua famosa frase: "Só sei que nada sei", Sócrates aborda sobre a importância de reconhecer a própria ignorância como primeiro passo para se chegar à verdade.
Mas, onde chegar com toda essa discussão filosófica? Os problemas causados pela produção científica não-planejada está causando sérios danos ao homem e à natureza, como está sendo abordado ao longo do blog. Talvez, a aplicação de métodos filosóficos na produção da ciência seja o primeiro passo para a construção de uma ciência mais humanizada já que, com conhecimento, o homem obtém autonomia e passa a determinar sua própria conduta e suas próprias regras com consciência ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário