18 de abril de 2011

Trocando as lentes

Perspicácia, Rene Magritte
"Nossos conceitos são assim como lentes em nossa visão da realidade. Tão habituados ficamos com os nomes e as imagens por meio das quais nos acostumamos a pensar as coisas do mundo, que esquecemos que esses conceitos não são a única tradução do mundo, mas aenas modos de recortá-lo, enquadrá-lo e, asssim, tentar compreendê-lo, deixando sempre algo de fora ou que pode ser recortado por outro ângulo, apreendido por outro conceito. Os conceitos não esgotam o mundo, não abarcam nunca a totalidade do real. (...)
Assim, um bom exercicio para renovar nossa visão do mundo é, às vezes, trocar as lentes, para ver as mesmas paisagens com olhos diferentes. Isso significa "desnaturalizar" os modos de ver que tínhamos como óbvios. Podemos fazer isso questionando conceitos já estabilizados em muitos campos da ciência humana, criando, dessa maneira, espaços para nosos aprendizados e para a renovação de alguns pressupostos de vida."
(Isabel Cristina de Moura Carvalho - Educação ambiental: formação do sujeito ecológico, 4ª edição).

Um comentário:

  1. O que entendi foi que deve-se abandonar o senso comum e desenvolver suas próprias opiniões,vivenciar e tirar suas conclusões,sem deixar um olhar preconceituoso afetar as mesmas.
    Bem,é pra isso que estamos fazendo faculdade né? Para deixar os conceitos já formulados e criar nossos próprios.

    ResponderExcluir