13 de abril de 2011

"Depois da euforia cientista do século XIX e da consequente aversão à reflexão filosófica, bem simbolizada pelo positivismo, chegamos a finais do século XX possuídos pelo desejo quase desesperado de complementarmos o conhecimento das coisas com o conhecimento do conhecimento das coisas,  isto é, o conhecimento de nós próprios." 
(Boaventura de Souza Santos - Um discurso sobre as ciências na transição para uma Ciência pós-moderna).

Nos primórdios do pensamento racional, ciência e filosofia nasceram juntos e por muito tempo se confundiram. Utilizando como parâmetro a Grécia antiga temos os filósofos pré socráticos (também conhecidos como filósofos da natureza) que tinham como escopo especulativo o problema cosmológico e buscavam o princípio das coisas. Pode-se dizer que os filósofos foram os primeiros cientistas ou então que os cientistas foram os primeiros filósofos.

No entanto, com o passar do tempo a ciência ganhou uma complexidade cada vez maior em explicar os fenômenos naturais e cada vez mais começou a se afastar da filosofia. No século em que vivemos a ciência encontra-se muito avançada e cada vez mais temos acesso a estudos que nos levam à compreensão, pelo menos a nível fenomenológico, do universo. Mas e a compreensão de problemas fundamentais acerca da existência, do conhecimento, da verdade e dos valores morais seriam menos importantes?

Essa pergunta acaba por gerar uma série de outros questionamentos acerca do mesmo assunto. Embora a filosofia e a ciência tenham sido separadas pela civilização ao longo dos séculos, será possível produzir ciência sem nunca gerar qualquer pensamento filosófico novo e que seja possível filosofar sobre a realidade sem se reportar a ciência?  É possível a ciência avançar sem filosofia ou a filosofia avançar sem a ciência?

A ciência nos séculos que nos precedem, como é possível verificar, avançou deixando de lado a filosofia e direcionando-se puramente à tecnologia. O conceito de tecnologia implica técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas. O termo tecnologia também pode ser utilizado para descrever o nível de conhecimento cientifico, matemático e técnico de uma determinada cultura. Mas uma sociedade pode mesmo ser considerada desenvolvida usando como parâmetro o nível tecnológico? A China, por exemplo, é considerada um pólo importantíssimo de tecnologia, no entanto a população chinesa enfrenta muitos problemas sociais: mais de 26 milhões de chineses vivem na pobreza absoluta segundo as autoridades chinesas. E por fim os salários controlados pelo governo coloca os operários chineses entre os menos remunerados do mundo.
A tecnologia avança em prol dos interesses econômicos e nem sempre é associada à melhoria de vida da sociedade em geral

Com esse blog pretendemos abordar ciência, desenvolvimento e a ética envolvida nesse processo sob diferentes aspectos e pontos de vista, evidenciando aquilo que consideramos importante não deixar de discutir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário